Para estabelecer um programa de Compliance efetivo é necessário levar em conta não só as demandas da empresa como também dos funcionários.
Por isso os canais de comunicação são um recurso que não pode faltar nessa prática.
Apesar da equipe de Compliance fazer um trabalho de fiscalização ativo, ela também precisa contar com canais de denúncia, pois há questões que escapam do controle e da vistoria documental.
Qual a função dos canais de comunicação no Compliance?
Os canais de comunicação no Compliance são um veículo importante para a empresa se articular com os colaboradores e a sociedade. É essencial ter um local que receba a notificação, sem expor quem denuncia a um risco ou a uma situação de constrangimento.
Qual a importância dos canais de comunicação na empresa?
Esse veículo de troca de informação entre a comunidade interna e externa, os profissionais de compliance e o Comitê de Ética proporciona condições para identificar erros, inconformidades, corrupção, assédio e quaisquer crimes de maneira mais rápida. Sendo possível investigar o caso, propor ações para remediar a situação, realizar correções e punir os autores da irregularidade.
O que é importante para criar canais de comunicação na empresa?
Para criar os canais de comunicação na empresa, é necessário instituir uma forma de trabalho que assegure o sigilo e a liberdade do colaborador em trazer a informação. Outro ponto relevante é promover a conscientização, para que os profissionais entendam que a conformidade não é só papel da equipe de Compliance e do Comitê de Ética, mostrando que a colaboração de todos é imprescindível.
Atenção!
A advocacia especializada é essencial para seu problema, por isso consulte sempre um especialista.