As janelas de transferências são famosas na área do futebol. É aquele período em que os clubes podem registrar atletas. Essa transferência é completada após o registro do jogador no sistema da entidade que administra o esporte e está vinculada a FIFA.
Isso porque nos regulamentos da FIFA existe uma regra que diz que clubes só poderão registrar atletas profissionais em períodos predeterminados.
A partir de 2022, o sistema do futebol no Brasil Brasil criou uma janela nacional . Agora, a CBF determina dois períodos de registro por ano para a regularização de novos atletas.
ATENÇÃO: Mesmo havendo um período determinado para registro, existem casos em esse registro poderá ocorrer fora da janela:
🔸️ Rescisão sem justa causa/com justa causa favorável ao atleta ainda dentro do período de registro, com pedido feito fora desse intervalo
🔸️ Retorno/substituição de atleta em licença maternidade (para transferências internacionais apenas; a nível nacional, atletas de fut. feminino podem ser registradas sem restrição de data)
🔸️ Rescisão pelo que traz o art. 31 da Lei Pelé;
Esse pedido de registro deverá ser feito pelo TMS e será devidamente analisado antes de ser deferido, para que somente situações que se encaixem nessas exceções sejam aceitas.
Precisa de mais informações? Então, acesse nosso site e nos siga pelas redes sociais.
#direitodesportivo #sportslaw #complianceesportivo #direitonacomunicação