Nosso blog

Primeiros contratos no futebol

02/12/2024

CONTRATO DE FORMAÇÃO: 

No Brasil, o atleta pode assinar o primeiro contrato com o clube assim que completar 14 anos. É o chamado contrato de formação (ainda vamos falar dele por aqui).

Agora, como há competições em categorias cuja idade é inferior a 14 anos, existe a possibilidade de assinar um vínculo de iniciação desportiva. Isso pode ser feito a partir dos 12 anos, idade considerada pela Fifa como início da formação desportiva do atleta. Assim, o clube também garante eventual compensação financeira lá na frente a partir do mecanismo de solidariedade, assunto para uma outra conversa.

CONTRATO PROFISSIONAL: 

Já aos 16 anos, o atleta pode assinar o primeiro contrato profissional com o clube, o Contrato especial de Trabalho Desportivo (CETD). De acordo com a Lei Pelé, esse contrato pode ter até 5 anos de duração.

Já pelos regramentos esportivos, esse contrato pode ter o prazo máximo de 3 anos. Por isso, muitos clubes brasileiros acabam se protegendo e trabalhando de acordo com as regras internacionais, para tentar evitar a perda de atleta em transferência internacional. Falaremos disso em breve.

Gostou? Compartilhe com os amigos