A Palavra está na moda no Brasil, infelizmente. Nos últimos anos, alguns clubes brasileiros tem recebido uma sanção conhecida como Transfer Ban das entidades de administração do esporte por falta de cumprimento.
Mas o que é Transfer Ban?
O “transfer ban” é a proibição do clube de registrar novos atletas, podendo se dar por prazo determinado – em meses ou janelas de transferência – ou pode ser por tempo indeterminado – até pagar a dívida.
Por que é aplicado?
O Tranfer Ban é uma punição a clubes que violem regras do mercado do futebol: como exemplo podemos trazer o descumprimento de decisões dos órgãos da FIFA (ou CBFno mercado interno), infração às regras envolvendo menores, indução à quebra de contratos por atletas, desobediência às regras de fair play financeiro, falta de pagamento de contratos estabelecidos.
No Brasil muitos clubes têm sofrido a sanção pelo não pagamento de dívidas, após decisões que os obriguem a pagar.
Importante:
O Transfer Ban proíbe registro de novos atletas, mas não impede que os clubes chamem atletas emprestados de volta ou renove o contrato de quem é presentemente seu atleta.
Aplicado o Transfer Ban em função de uma dívida do clube na categoria masculina, tampouco fica proibido o registro de atletas no futebol feminino, conformeentendimento da FIFA em casos recentes.